Pousada Chácara Putini

Pontos Turísticos

História de São Roque

Fundada na segunda metade do século XVII pelo bandeirante Pedro Vaz de Barros – mais conhecido como Vaz-Guaçu – a cidade surgiu de uma enorme fazenda e uma capela por ele erigida no local. A capela – então erigida onde hoje é a Praça da Matriz – foi levantada em devoção a São Roque. A fazenda tinha por objeto o cultivo de vinhedos e de trigais, utilizando-se mão-de-obra indigena forcada e mais tarde, de escravizados negros. A capela original a São Roque, bem como as igrejas barrocas que a sucederam no Largo da Matriz foram derrubadas e sucessivamente “modernizadas”, assim como todo o entorno paisagístico do Largo da Matriz.

Ao que consta, até a década de 1940, o Largo da Matriz era formado por um conjunto arquitetônico barroco, tendo a sua volta casarões. A partir de 1880 que ressurgiu em São Roque a segunda fase da vitivinicultura, graças à iniciativa, quase simultânea, de três pioneiros: o lavrador José Casali, o engenheiro da Estrada de Ferro Sorocabana Dr. Eusébio Stevaux, francês de origem, e o sanroquense Antonio dos Santos Sobrinho, o Santinhos, como era conhecido. Dos três, apenas o Sr. Casali se dedicou à vinicultura com fins comerciais, mas todos eles tiveram seguidores.

Pontos Turísticos

Pontos Turisticos

Museu de Artes Darcy Penteado

Além dos belos pontos turísticos e boa gastronomia que São Roque oferece, a cidade passou a contar também com o primeiro museu de artes dedicado às artes da região e que homenageia o artista plástico são-roquense Darcy Penteado. O espaço cultural foi inaugurado em dezembro de 2007 e fica no Centro Educacional e Cultural Brasital.

 

 

 

 

 

 

Igreja Matriz 

Pontos Turisticos2

A Igreja Matriz de São Roque foi construída no século XVII pelo povoado de Pedro Vaz. Em 1836 passou por uma ampla reforma em sua estrutura, cujas, as paredes estavam ameaçadas. Em 1837 o novo prédio foi concluído, sendo que a mão de obra foi inteiramente gratuita, pois o material empregado à construção eram as taipas socadas por braço escravo. Em 1872 foi feita a reforma geral da pintura e do relógio da torre. Desta ocasião em diante a igreja passou a ter a sua fachada nas linhas arquitetônicas do estilo colonial barroco, belo em suas linhas singelas e harmoniosas, foi assim que os são-roquenses conheceram a igreja até o ano de 1937, a chamada “Matriz Velha”.

 

Brasital Pontos Turisticos3

A Brasital é um dos patrimônios mais importantes de São Roque porque influenciou a cultura e a economia do município. Construída em 1890 pelo industrial italiano Enrico Dell´Acqua, para abrigar uma das primeiras industrias têxteis do Brasil, o local é um dos prédios históricos mais importantes da região .

Em 1919, a fábrica que até então levava o nome do seu fundador passou a se chamar Brasital, uma fusão das palavras Brasil e Itália. No conjunto arquitetônico de 9.600 m2 composto por galpões, eram produzidos tecidos de algodão como: brins, popeline, colchas e atoalhados que além de serem comercializados no Brasil também chegou a ser exportado para o exterior. A indústria chegou a empregar 80% da mão-de-obra disponível no município e nesta fase de prosperidade ganhou filiais em São Paulo, Rio de Janeiro e em Salto onde também era fabricado papel.

 

Sítio Santo Antônio Pontos Turisticos4

O valor histórico da Casa Grande e Capela de Santo Antonio pode ser atribuído a vários fatores. Desde a data de construção, em 1681, até a importância de seus ilustres proprietários: Fernão Paes de Barros, Barão de Piratininga e o escritor modernista Mário de Andrade, este último adquiriu e doou os imóveis ao Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1947. Ao doar o imóvel, o escritor fez uma exigência: ser o zelador deste patrimônio enquanto estivesse vivo. Sua intenção era tornar a Casa Grande um local de repouso para os artistas brasileiros.

 

Morro do Saboó

Pontos Turisticos5

 Recanto da Cascata

Pontos Turisticos6

 Estação Ferroviária

Pontos Turisticos7

Roteiros Turísticos

Roteiro da Raposo (www.roteirodaraposo.com.br)

Roteiro Cultural (Centro)

- Visita Igreja Matriz de São Roque
- Igreja de São Benedito
- Centro Cultural e Educacional Brasital – Museu Darcy Penteado e Caminho das Águas
- Estação Ferroviária
- Opção variada  de Restaurantes

Roteiro Histórico e Cultural

- Visita a Mata da Câmara (integra o Cinturão Verde da Cidade de São Paulo – Unesco)
- Sítio Santo Antonio – Casa Grande e Capela de Santo Antonio (tombados pelo Iphan)
- Recanto da Cascata

Roteiro Gastronômico

- Roteiro do Vinho (www.roteirodovinho.com.br)
- Restaurantes
- Chocolates

Roteiro Rural

- Fazenda pequenos animais (coelhos, aves etc)
- de Dez a Jan – Visita aos Parreirais
- Visita aos Parreirais da cidade (vinícolas dispoêm de parreirais ao lado da vinícola)
- de Jul a Nov  - Visita as Plantações de Alcachofra

Roteiro de Compras

- Vinhos (com degustação)
- Chocolates
- Mel
- Alcachofras
- Conservas
- Produtos esportivos
- Artigos para cama, mesa e banho
- Artesanato
- Obras de arte

Roteiro de Lazer

- Pesqueiros
- Acampamentos
- Centros hípicos

Roteiro de Aventura

- Ski Mountain Park (esqui, mountain bike, arvorismo)
- Passeios a Cavalo

 

Home  
Home|Posts